Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos Hoje é Qui Jul 29, 2010 1:17 pm

• Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
     Porque defendo nVidia para uso em HTPCs 
    Autor Mensagem
    Site Admin

Data de registro: Qui Out 29, 2009 9:26 am
    Mensagem Porque defendo nVidia para uso em HTPCs
    Introdução

Bom, embora um tópico dessa natureza possa ser interpretado como aqueles "ismos" bobos que vemos por aí em discussões sobre equipamentos tecnológicos, o intuito não é esse.

Sei que o tópico pode descambar pra esses duelos entre "ismos", "ATIstas" contra "nVidistas", mas aviso de antemão que não irei tomar esse rumo e nem irei responder a provocações de tal natureza.

Uso atualmente uma placa mãe Asus A3N78-VM, com GPU GF8200 onboard da nVidia. Na época da escolha, assim como ainda hoje, o que se via pelos fóruns era uma verdadeira unanimidade em torno das soluções com GPUs da ATI.

DXVA em soluções para Windows

O que eu observei, no entanto, foi que, ao lado dos posts incontáveis recomendando tais GPUs, quando se pesquisava mais a fundo o tema da aceleração para vídeos de alta definição com codecs atuais, H264 principalmente, havia também um grande número de usuários reclamando do DXVA usando GPUs e drivers da ATI, que ficava desabilitado em alguns vídeos que precisavam rodar.

Especificamente, usando uma GPU da ATI, em sistemas baseados no Windows, o DXVA parece desabilitar em vídeos que façam uso do profile L5.1 do H264, em boa parte deles e, principalmente, nos que usam um maior número de reference frames.

Usando a GF8200 aqui, que é uma GPU já "antiga", no Windows, com o MediaPortal usando SAF, ou seja, o codec para H264 é o do MPC-HC, o DXVA não falhou nunca, em qualquer vídeo que eu tenha testado até hoje. E isso significa um considerável número de vídeos. Pelos mesmos fóruns é relatado que, de acordo com testes, as soluções da nVidia tem suportado DXVA em quaisquer vídeos, mesmo naqueles que usam profile L5.1 e com maior número de frames de referência.

Cuda como uma alternativa, ainda no Windows

Ainda no Windows, mesmo que o software de sua preferência não se dê bem com DXVA ou, até mesmo, caso você prefira o CoreAVC para decodificação de H264, usando uma GPU da nVidia, o Cuda está ali disponível como alternativa para acelerar o decode de vídeos HD. É uma possibilidade extra que fica à mão, embora a boa versatilidade e compatibilidade do DXVA tenha feito com que, no meu sistema, o CoreAVC tenha ficado no banco de reservas em tempo integral.

XBMC, Linux e VDPAU

Na minha opinião, não há solução de software para um HTPC que, hoje, faça frente ao XBMC rodando no Linux. O sistema é simplesmente maravilhoso, o boot é tão rápido (se bem configurado) que é como se você estivesse ligando um media center desses stand-alone, as skins são lindas e a interface flui maravilhosamente leve e estável.

E o que isso tem a ver com a escolha da sua GPU? Simples: as únicas GPUs capazes, atualmente, de acelerar vídeos H264 no Linux são as da nVidia, usando uma aceleração própria chamada VDPAU. Nenhuma outra, seja ATI ou Intel ou o que seja, irá acelerar esses vídeos, o que acaba desestimulando a adoção do software. Para mim, esse é o ponto decisivo dessa questão. Pela experiência que tive com o XBMC Live ou na versão Linux em geral, é duro ter um HTPC que não possa ser baseado nessa plataforma de software, simplesmente porque ela é incomparável.

Aceleração por hardware é importante, sim

Quando fui montar minha primeira configuração de HTPC, incorri em um equívoco muito comum. Pensei "mas usando um processador desses novos, robustos, não tenho que dar tanta importância a aceleração de vídeos pela GPU". Para mim, ledo engano, o uso no dia-a-dia foi mostrando que a aceleração fazia falta, sim. Com a CPU liberada do decode, o software em uso tem operação facilitada, as funções de avançar, retroceder, pausar e etc fluem melhor, não vai haver aquele vídeo que leva seu sistema aos limites e faz com que você tema drops de frames a qualquer momento. Ou seja, a aceleração dá a tranquilidade da garantia de bom funcionamento em quaisquer circunstâncias. É muito importante que ela esteja presente e ativada na maior parte dos vídeos.

Onde não haverá diferenças?

Se o seu sistema for utilizado apenas para rodar vídeos de procedência garantida, discos Bluray, por exemplo, e você definitivamente não tem qualquer interesse em "dar uma chance" ao XBMC Live, então não haverá qualquer diferença. As GPUs da ATI fazem um ótimo trabalho em geral no DXVA, recusando apenas vídeos fora de certas especificações, o que nunca acontecerá, por exemplo, com discos Bluray.

Conclusão
    A meu ver, a questão é de liberdade. Atualmente, com uma boa GPU da nVidia compatível com PureVideo HD, você estará livre para fazer o que bem entender no seu sistema sem que suas escolhas resultem na perda da aceleração de vídeos por hardware. Qualquer outra apresenta suas restrições. É questão de saber se tais restrições são ou não importantes para você.

Infelizmente, com a fusão entre AMD e ATI, a nVidia, por razões óbvias, dropou o desenvolvimento de chipsets para processadores AMD. Como as placas recentes, com chipsets nVidia e GF9300 onboard, andam um pouco caras e são exclusivas para processadores Intel, isso eleva bastante o custo da máquina, portanto tudo que defendi nesse texto tem de ser levado em conta numa avaliação de custo/benefício e de acordo com o uso que se pretente fazer do sistema e com os softwares a serem utilizados.

PS: A observação que fiz no início sobre não querer travar aqui um duelo de "ismos" não significa que o tema não possa ser discutido. Um fórum serve exatamente para discussões. O que não queremos, nem nesse e nem em qualquer outro tópico, é aquele tipo de discussões que ganham um "calor" que tende à falta de respeito e aos ataques pessoais. Tem gente que é capaz de agredir o outro para defender um fabricante de hardware. :shock:

O htpc.com.br está ainda começando, mas já está repleto de informações, com muitos tutoriais e dicas interessantes. Sinta-se livre para utilizar os conteúdos, mas faça a gentileza de linkar a fonte , ajudando a divulgar e melhorar o fórum.

Ter Dez 01, 2009 3:12 pm
    Moderador

Data de registro: Qui Out 29, 2009 7:56 pm
    Mensagem Re: Porque defendo nVidia para uso em HTPCs
    Bom sobre ATI vs nVIDIA, não costumo tomar partido nisso acho ambas muito boas, já que para mim o que vale é todo o conjunto do PC ou HTPC para a tarefa desejada e não uma parte isolada, porém a ATI tem uma resposta ao "CUDA" que é o ATI Stream, uma comparação entre CUDA Vs. ATI Stream em transcoders, pode ser vista neste site gringo: http://www.pcper.com/article.php?aid=64 ... pert&pid=1 , eles também testam a diferença de processamento das GPUs e comparam a diferença contra o CPU Intel Core 2 Quad QX9650 para videos!

Porém achei uma noticia no minímo curiosa, ATI adotando o CUDA da nVIDIA: http://www.dihitt.com.br/noticia/ati-pr ... -da-nvidia e aqui http://adrenaline.com.br/forum/tecnolog ... vidia.html

Imagem Imagem

Isso deve ser um belo golpe na Intel por parte da nVidia, deixando sua rival ATI/AMD usar sua tecnologia!

Clique para ver meu Media Center Imagem

Ter Dez 01, 2009 7:26 pm
    Site Admin

Domina, mas existe algo em uso, no momento, empregando esse ATI Stream?

O que me parece é que, a longo prazo, há promessas mesmo na parte da ATI, mas atualmente, funcionando mesmo, pro nosso uso cotidiano em um HTPC, a situação é essa:

DXVA: Ambas fazem, mas com a nVidia apresentando menos problemas de compatibilidade.

Cuda: Apenas nVidia. Pode ser utilizado para decode usando o CoreAVC e até mesmo para acelerar encodes de vídeo usando softwares específicos.

VDPAU (Linux): Novamente apenas disponível para nVidia.

É isso... pelo que sei esse ATI Stream tá aí sem ser empregado por nada já faz um tempo. Se esses rumores dos links que você colou se confirmarem, o negócio vai pra gaveta mesmo sem nunca ter sido usado.

Lembrando que essas minhas recomendações levam em conta o meu uso de HTPCs, ou seja, não considero performance em jogos e sou fã do XBMC Live, onde nenhuma GPU tem nada pra oferecer no momento, a não ser as da nVidia usando o VDPAU.

Estranho é que realmente correm por aí uns rumores de que Intel e nVidia vivem uma puta queda de braço, com a Intel usando uma baita pressão no mercado OEM para bloquear o avanço das plaquinhas com nVidia Ion. E o duro é que o Ion usa o Atom, CPU da própria Intel, mas é claro que pra Intel é melhor vender as próprias placas, com CPU e chipsets próprios.

Bacana essa ilustração do Spy vs. Spy. :lol:

O htpc.com.br está ainda começando, mas já está repleto de informações, com muitos tutoriais e dicas interessantes. Sinta-se livre para utilizar os conteúdos, mas faça a gentileza de linkar a fonte , ajudando a divulgar e melhorar o fórum.

Ter Dez 01, 2009 7:32 pm
    Moderador

Data de registro: Qui Out 29, 2009 7:56 pm
    Pelo que li esta tecnologia, está disponivel para placas ATI HD4xxx acima!
    As aplicações são para transcoder/ encoder como dito no teste do site PCperspective, também é usado em exibição de videos e algumas outras tarefas cotidianas da cpu!
    E ele está presente no Catalixo :P ops Catalyst!
    Você pode dar uma lida nas features dele na pagina do site da AMD/ATI

No HT Forum tem uma discução também a respeito http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1738911 , creio que levaram em conta a analise feita na comparação do site PC perspective pelas fotos!

Citação:
    VDPAU (Linux): Novamente apenas disponível para nVidia.

Sobre Linux, realmente não conheço nada da ati para ele.

Citação:
    DXVA: Ambas fazem, mas com a nVidia apresentando menos problemas de compatibilidade.

Para mim DXVA sempre funcionou normal na minha ATI HD4850 e também quando usava o video onboard com HD3200 pela HDMI, quando rodo um video com dxva ativado a minha CPU vai a 5 ou 7% em stock e sem DXVA ele vai a ~30% em 1080p de 30fps (nunca testei com 60fps já que é dificil achar), na pratica para "mim" não faz a minima diferença nenhuma se é a GPU ou CPU, já que a qualidade dos videos não melhora em nada, mas para quem tem uma CPU idosa isso concerteza quebra um galhão!

Vale lembrar também que aceleração de video por DXVA total está presente somente no DXVA 2.0 no windows vista e 7!

Citação:
    Lembrando que essas minhas recomendações levam em conta o meu uso de HTPCs, ou seja, não considero performance em jogos e sou fã do XBMC Live, onde nenhuma GPU tem nada pra oferecer no momento, a não ser as da nVidia usando o VDPAU.

Sem levar em consideração jogos Ok, mesmo porque a maioria não usa para htpc isto, mas mesmo somente em videos, neste caso seria especifico a Linux (VDPAU), porém em Windows (DXVA), Mac (este não posso falar muito já que sou usuario novo do sistema macosX, e nunca testei nVidia e ATI no mesmo hardware e nem tenho fontes para postar) o cenário muda, já que HTPC, nVIDIA e ATI engloba as tres plataformas, as situações tem que ser levadas em considerações, porém a maioria maciça usa Windows para HTPC e creio que esta escolha seja mais por situação e não que nVIDIA é melhor que ATI ou o contrario!

Minha opinião é que nVIDIA e ATI são semelhantes em desempenho, tem tecnologias concorrentes de alta qualidade, porém em linux a nvida ganha de ati no quesito suporte a (VDPAU), por outro lado tem-se a briga que anda rolando entre Intel x nVidia que pode se tornar um problema para o usuário final.
    http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=61670
    http://www.valoronline.com.br/?online/g ... antitruste

Offtopic: A nvidia até lançou um site com charges fazendo referência ao processo antitruste em que a AMD moveu e provou contra a Intel.
    http://www.intelsinsides.com/page/home.html#
    Fico pensando em um possivel, mas improvável rompimento entre intel e nvidia o que seria da intel e nvidia, frente a AMD/ATI!

Clique para ver meu Media Center Imagem

Ter Dez 01, 2009 11:13 pm
    Site Admin

Pois é. Cara, se você vir o XBMC Live rodando numa plataforma dessas Ion, bem configurado, você vai entender porque que eu faço tanta questão do suporte à aceleração no Linux.

Vi aqui esse site de charges... a briga é feia mesmo e parece que é exatamente aquilo que se anda comentando. A Intel domina o mercado de OEM com práticas escancaradamente monopolistas mesmo. Essa charge, por exemplo, passa bem a idéia do que é a briga:

Imagem

Qua Dez 02, 2009 11:11 am

Data de registro: Qua Jan 27, 2010 4:35 pm
    Fala Ticiano, beleza? Sou novo na área, e vou montar meu HTPC...

Comprei recentemente uma LCD LG 32" FullHD, com entrada USB, mas que só lê *.AVI com resolução máxima de 720x480... como a idéia é desfrutar do FullHD, andei baixando alguns filmes via Torrent em 720p e 1080p, e liguei meu notebook (Ubuntu) via VGA na TV LCD. A experiência foi boa, usei o XBMC para Ubuntu e os filmes rodaram a contento.

Só que quero algo dedicado a filmes, sem a necessidade de ligar e desligar cabos todo dia, e usar a entrada HDMI da TV ao invés da entrada VGA, por isso resolvi partir pro HTPC.

Li suas considerações sobre o chip NVidia, e como não quero gastar muito, só o suficiente para assistir meus filmes em 720p e 1080p baixados na Internet, gostaria que me recomendasse uma configuração para usar com o XBMC Ubuntu ou Live.

Até agora pesquisei pela somente MB, a que me pareceu boa foi essa:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94346

Agora o que falta de processador, memória, fonte e gabinete?

Grato desde já,
    Hermann

Qua Jan 27, 2010 5:05 pm
    Site Admin

Olá Hermann!

Como você pode ver em alguns posts por aqui, eu realmente considero o XBMC, quando usado no Linux, a melhor opção disparado em software para HTPC. É claro que não vai ter essas funções de jogos e etc que muita gente faz questão e isso muda completamente os critérios de escolha do software. O que eu digo é: se você procura uma máquina dedicada pra funcionar apenas como media center, então a melhor saída é o XBMC. Ele rodando num Ubuntu é bom, mas acho que o Live fica ainda mais descomplicado.

Essa mobo que você tá pensando é justamente a minha. Ela recebe bem o XBMC Live, mas tem um incoveniente que para mim é fatal. Há um problema de compatibilidade entre o áudio onboard dela e os ALSA drivers, que são os drivers de áudio do Linux. Isso resulta no não funcionamento da saída óptica da placa, o que me impede de usar o sistema com o meu receiver e impossibilita, aqui, o uso do XBMC Live. Eu praticamente estou preso no Windows com o MediaPortal devido a esse e outros fatores.

Se fosse começar hoje uma máquina, iria numa placa mãe dessas Zotac com GF9300 onboard para processadores Intel ou mesmo pegaria uma placa baseada no chipset Ion da nVidia, que já vem com a CPU Atom onboard.

Se você quer apenas reproduzir mídia mesmo, acho muito atraente a opção pelo Ion, porque você monta um sistema inteiro com uma solução compacta em tamanho, econômica em termos de energia, dá pra usar coolers silenciosos, gabinetes pequenos. Tem bastante vantagem. Estando no XBMC Live com uma máquina baseada na plataforma Ion, basta você ativar o VDPAU que a GPU vai cuidar de reproduzir até os 1080p mais pesados, então não faz diferença você ter ali um Atom ou um Core2Quad.

É isso aí. Querendo discutir a fundo o processo de montagem da sua máquina, é só abrir aqui um tópico e vamos lá!

Qua Jan 27, 2010 6:57 pm
    Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ]