Data de registro: Seg Mar 08, 2010 1:25 pm Mensagens: 45 Localização: Belo Horizonte - MG
Iniciando a Configuração do 1º HTPC
Prezados,
Após muita leitura, pesquisa e dinheiro... montei o meu primeiro HTPC. * Processador AMD Athlon II X4 620 * 4 GB memória 800Mh LC5 * VGA HIS HD4850 512Mb * 2 HD Caviar Green (500MB + 1TB) WD
Bem... como estou na parte inicial... de configuração dele gostaria da ajuda de vocês (principalmente o DOMINA) que tem sido o meu "Mentor" (De tudo o que eu lí até hoje, 80% é material seu... e admiro muito a sua dedicação ao mundo HTPC).
1 - A Princípio estou com o Windows 7 x86 instalado... porém já estou com o 64 disponível... é aconselhável esta mudança? - Levando em consideração a parte de emulação, ví que o 64 é melhor (se não me engano para o wii). Qual a desvantagem que teria?
2 - Em relação a parte de codecs, acredito que irei seguir a relação disponível no tutorial sobre o assunto, mas gostaria de ponderar em relação a melhor utilização do conjunto. Ou seja, o DXVA da HD4850... será utilizado em quais circunstâncias?? Para eu ter um melhor aproveitamento, qual seria a melhor maneira de guardar os Vídeos? Em .AVI, em MKV? Algund DVDs que irei copiar para o HD, qual a melhor forma de guardá-los? (TS? AVI? MKV?). Estou tentando entender este assunto, para não ter que ficar instalando e desinstalando codecs.
Domina, qual o seu padrão de armazenamento? Por exemplo para Séries... MKV? Para se ter a opção de escolher a temporada, o capítulo, sinópse,etc...
3 - Em relação aos JOGOS, principalmente PC, já existe alguma forma de utilização com o FANART? (Parecido com a escolha de filmes?). Em relação ao EMUCENTER, já existe alguma melhoria neste sentido? ou já conseguiu algum variação para termos este efeito?
Bem, vou começar com estas dúvidas... a medida que eu for avançando com a configuração eu vou perguntando mais...
Obrigado!
Seg Mar 08, 2010 1:43 pm
Domina
Moderador
Data de registro: Qui Out 29, 2009 7:56 pm Mensagens: 731 Localização: Cotia - SP
Re: Iniciando a Configuração do 1º HTPC
Oi, bem vindo ao Fórum! E vamos lá ver o que posso ajudar!
Citação:
1 - A Princípio estou com o Windows 7 x86 instalado... porém já estou com o 64 disponível... é aconselhável esta mudança? - Levando em consideração a parte de emulação, ví que o 64 é melhor (se não me engano para o wii). Qual a desvantagem que teria?
A desvantagem seria que o emulador de wii (no exemplo citado) teria um rendimento menor em 32bits comparado a mesma versão de 64bits em um sistema indentico para ambos! Além do mais para jogo como um todo e outras tarefas como encode (alguns usam htpc para isto) exigindo mais e mais memórias você estária limitado a 4GB (téoricos), pois na pratica o que se vê em 32 bits e que o Windows reconhece ~3.5 GB ram! Veja o meu caso que tenho agora um Core i7 com uma placa mãe capaz de expandir até 24GB ram, estária limitado a míseros ~3,5GB ram!
O único contra que tenho a arquitetura de 64 bits são alguns codecs e programas que não tiveram ainda suas versões de 64 bits criadas ainda, mas no caso de programas a maioria roda perfeitamente nos S.O. de 64 bits!
Citação:
2 - Em relação a parte de codecs, acredito que irei seguir a relação disponível no tutorial sobre o assunto, mas gostaria de ponderar em relação a melhor utilização do conjunto. Ou seja, o DXVA da HD4850... será utilizado em quais circunstâncias?? Para eu ter um melhor aproveitamento, qual seria a melhor maneira de guardar os Vídeos? Em .AVI, em MKV? Algund DVDs que irei copiar para o HD, qual a melhor forma de guardá-los? (TS? AVI? MKV?). Estou tentando entender este assunto, para não ter que ficar instalando e desinstalando codecs.
Domina, qual o seu padrão de armazenamento? Por exemplo para Séries... MKV? Para se ter a opção de escolher a temporada, o capítulo, sinópse,etc...
O DXVA será utilizado para acelerar a decodificação de h264, MPEG-2, TV ao vivo (se usar), Gravação em .wtv (nativo do WMC), m2ts (Blu-ray), dvr-ms, VC-1, etc... (Não lembro de cabeça de todos os tipos acelerados). Desde que os codecs para decodificação destes arquivos tenham compatibilidade com dxva!
Minha organização humm, bom ela atualmente está +- assim, arquivos:
Filmes: Blu-ray (rip iso), DVD (ts), mkv (quero converter tudo para .wtv, por alguns motivos pessoais) Concertos: DVD (ts) ou Blu-ray (iso) Desenhos/ Animes: mkv e ogm (quero converter para .wtv) Documentários: mkv e .wtv (o que está em mkv quero converter para .wtv) Clips: (Diversos tipos de video como mp4, mpeg, mkv, avi, ogm, mov, etc... Seriados: mkv (quero converter para wtv)
Para ver como dispor os itens nas pastas, sugiro dar uma olhada na minha primeira postagem do tópico do Media Browser!
Citação:
3 - Em relação aos JOGOS, principalmente PC, já existe alguma forma de utilização com o FANART? (Parecido com a escolha de filmes?). Em relação ao EMUCENTER, já existe alguma melhoria neste sentido? ou já conseguiu algum variação para termos este efeito?
Bem, vou começar com estas dúvidas... a medida que eu for avançando com a configuração eu vou perguntando mais...
Não tem ainda uma solução com fanart, no fórum do media browser tem um pessoal que está querendo uma espécie de plugin ou suporte do pessoal de desenvolvimento do media browser para suportar lançamento de jogos, você pode ver a discução clicando aqui. (Eu particularmente não gostaria de usar o media browser para jogos (por efeito prático perante ao emucenter que contém recursos de filtragem muito bons e não há fanart para os jogos raros que tenho ou muito antigo o que deixaria a galeria muito tosca na minha opinião)
Sobre o emucenter, quando discuti isto no forum do plugin Push a Button com o autor eu cheguei a pedir para ele adicionar está opção de fanart em uma futura versão do emucenter, porém naquele momento o autor estava trabalhando em um outro plugin e que talvez este plugin substituisse o emucenter em algumas coisas e este plugin teria suporte a backdrops (fanarts)!
_________________ Se achou alguma informação lhe foi útil, registre no fórum assim você ajuda o fórum a crescer e pode participar do fórum compartilhando conhecimento!
Data de registro: Seg Mar 08, 2010 1:25 pm Mensagens: 45 Localização: Belo Horizonte - MG
Bom dia!
Ok... entendi...
A respeito do formato para arquivamento, apesar de você já ter falado que é por motivos pessoais a vontade de migrar tudo para wtv, você poderia "esplanar" melhor sobre este formato, e quais os benefícios você teria com esta mudança? Pergunto, porque como você já tem muita experiência no assunto, as vezes você tem uma visão melhorada disso... tá enxergando uma vantagem que vou demorar a ver ou talvez nem irei enxergar.
OBS: Eu estava procurando informações em como converter e armazenar minhas informações em containers (MKV) para uma melhor organização... por isso me interessei em saber mais informações sobre este wtv.
Obrigado!
Ter Mar 09, 2010 10:51 am
Domina
Moderador
Data de registro: Qui Out 29, 2009 7:56 pm Mensagens: 731 Localização: Cotia - SP
As vantagens do .wtv sobre mkv e alguns outros containers no Windows 7 Media Center é na minha opinião e uso:
1 - .wtv você terá acesso a troca de legendas e audio direto no OSD, com mkv você é obrigado a usar o plugin media Control que é esteticamente feio na minha opinião quebrando a harmonia da interface e sendo um plugin um tanto bugado ainda!
2 - Com .wtv em uma série, por exemplo você pode ter no OSD a sinopse de cada episódio, com mkv você só pode ter no máximo se estiver bem organizado de cada temporada no video assistido!
3 - Com .wtv para quem gosta terá dxva com legendas, com mkv não no WMC ainda
4 - Dependendo como você insere as tags no .wtv você pode ter acesso aos bancos de dados da AMG que lhe mostra por exemplo em filmes, filmes semelhantes além de outras aréas do OSD só disponível a esse formato dento do WMC!
5 - Para quem usa X-Box 360 como um Media Center Extender por exemplo pode assistir tranquilo aos seus videos sem gambiarras
Para mim converter para wtv ou mesmo dvr-ms, só não é legal com Shows e alguns tipos de documentários por causa dos menus, que são úteis!
_________________ Se achou alguma informação lhe foi útil, registre no fórum assim você ajuda o fórum a crescer e pode participar do fórum compartilhando conhecimento!
Muito interessante isto...
Principalmente em relação as séries. A troca de legenda e audio seria como se faz num DVD player por exemplo (Eu aperto um botão do controle e ele vai mudando entre as legendas disponíveis... e outro botão para audio....)assim? Se for... é muito bom!
Como eu não conheço ainda... pode me explicar como funciona esta questão de TAGS??Você pode ir adcionando TAGS aos Filmes (qual ferramenta?) TEm algum TUTO disponível por aí?
Agora a parte importante.... como funciona esta conversão para wtv? Você ja começou esta mudança? Pela busca que eu fiz, sempre vejo o pessoal convertendo de wtv para outros formatos... não o contrário..
Se você já tiver o "caminho das pedras", seria bem interessante se conseguissemos montar um mini-tuto... e deixar disponível na sessão ... sei que o tempo é curto... mais seria de grande valia.
Domina, gostaria de agradecer mais uma vez pela sua disposição em ajudar!!
Ter Mar 09, 2010 12:49 pm
sotextes
Moderador
Data de registro: Sex Out 30, 2009 10:11 am Mensagens: 109 Localização: Campo Mourão - PR
Domina, tambem me interessei nessa conversão, se na medida do possível e de tempo vc puder montar um tuto para conversão e os progamas utilizados, eu fico grato, se a qualidade de som e imagem ficar a mesma e der pra mudar audio e legendas normal sem o media control (que buga as vezes, as vezes funciona as vezes não) seria muito de meu interesse, fico no aguardo, e muito obrigado pela ajuda e atenção que sempre tem com nos aqui do forum.
_________________ www.htpc.com.br - Seu Portal de Informação Sobre Media Centers
Ter Mar 09, 2010 2:26 pm
flaviokirton
Data de registro: Qui Fev 18, 2010 1:16 am Mensagens: 5
Olá a Todos, Sou novo tb na area de htpc e pesquisando achei esse maravilhoso forum, no qual tb adotei o ``Domina`` com meu amigo pessoal (sem ele saber rsrs), nao sei se estou postando no topico certo mas tb estou pra montar meu htpc tb e tenho algumas duvidas, como sou ligado a musica eu tenho muitos shows em dvd e gostaria de jogar no hd mas tudo no formato original (menus etc) e gostaria de entender como usar o media center pra copiar disco igual a apresentacao do media center do domina, desde entao obrigado pela atencao.
Qua Mar 10, 2010 9:13 am
fwtaylor
Então...
Eu acabo de pegar com um amigo, a coleção inteira do FRIENDS... são 40 DVDs no total... e vou colocá-la em meu HTPC. A questão é, em qual formato?
Se eu copiar as .ISO (DVD drecrypter..por exemplo) não poderei colocar todos os capítulos dentro de uma temporada (como no exemplo do DOMINA com o ANIME).
Minha intenção é: Entrar na Biblioteca de SÉRIES, selecionar FRIENDS.... (Uma vez dentro... quero que mostre os atores e uma sinopse da Série), e dentro dela, escolher a temporada e depois o capítulo. E para cada capítulo quero ter uma imagem + sinopse....
A minha idéia inicial era os MKV.... agora estou tentando capitar a idéia dos WTV e fazer por ele.
DOMINA, alguma sugestão?
Qua Mar 10, 2010 3:45 pm
Domina
Moderador
Fico fora um tempinho e quantas perguntas...
fwtaylor escreveu:
Muito interessante isto...
Principalmente em relação as séries. A troca de legenda e audio seria como se faz num DVD player por exemplo (Eu aperto um botão do controle e ele vai mudando entre as legendas disponíveis... e outro botão para audio....)assim? Se for... é muito bom!
Como eu não conheço ainda... pode me explicar como funciona esta questão de TAGS??Você pode ir adcionando TAGS aos Filmes (qual ferramenta?) TEm algum TUTO disponível por aí?
Agora a parte importante.... como funciona esta conversão para wtv? Você ja começou esta mudança? Pela busca que eu fiz, sempre vejo o pessoal convertendo de wtv para outros formatos... não o contrário..
Se você já tiver o "caminho das pedras", seria bem interessante se conseguissemos montar um mini-tuto... e deixar disponível na sessão ... sei que o tempo é curto... mais seria de grande valia.
Domina, gostaria de agradecer mais uma vez pela sua disposição em ajudar!!
Sobre as troca de legenda e audio: Não me refiro a isto, e sim seria igual nos dvd dentro do WMC no OSD dele onde ele seta as legendas e os Fluxos de Audio para que você escolha qual quer, com o nome do idioma no idioma! Isto que você quer da para fazer com o mediaControl mesmo nos mkv, só ter um controle remoto MCE remote com os 4 botões coloridos.
Sobre as tags Nunca vi tutoriais na internet, mas como eu gravo programas da tv as tags vem pelo EPG da TV, que adiciono com "Bigscream EPG", apesar de em detalhes do arquivo ser possível adicionar algumas informações sobre o arquivo, elas parecem não ter efeito algum no OSD do W7MC! Testei alguns programas para esta finalidade, mas todos sem sucesso nenhum, o que fica valendo é a informação no ato da gravação o EPG (Por sorte as minhas gravações tem um EPG completo)
Sobre a Conversão: Eu estou ainda atrás de um programa que faça isto, mas creio que não exista nada ainda, já que M$ não libera nada de informações sobre o container, eu já postei que estou atrás disto aqui viewtopic.php?f=3&t=159&start=45.
sotextes escreveu:
Domina, tambem me interessei nessa conversão, se na medida do possível e de tempo vc puder montar um tuto para conversão e os progamas utilizados, eu fico grato, se a qualidade de som e imagem ficar a mesma e der pra mudar audio e legendas normal sem o media control (que buga as vezes, as vezes funciona as vezes não) seria muito de meu interesse, fico no aguardo, e muito obrigado pela ajuda e atenção que sempre tem com nos aqui do forum.
A resposta acima sobre conversão responde está!
flaviokirton escreveu:
Olá a Todos, Sou novo tb na area de htpc e pesquisando achei esse maravilhoso forum, no qual tb adotei o ``Domina`` com meu amigo pessoal (sem ele saber rsrs), nao sei se estou postando no topico certo mas tb estou pra montar meu htpc tb e tenho algumas duvidas, como sou ligado a musica eu tenho muitos shows em dvd e gostaria de jogar no hd mas tudo no formato original (menus etc) e gostaria de entender como usar o media center pra copiar disco igual a apresentacao do media center do domina, desde entao obrigado pela atencao.
Sobre ripar para o seu HD ripe em .VOB (todos os arquivos do DVD) assim você manterá todos os recursos do dvd como menu, dual audio, legendas, etc... no WMC! sobre o modo como ripo no meu WMC é simples instale o mymovies ele vem com um plugin extra para ripar os DVD, HD-DVD e Blu-Ray com suporte a AnyDVD-HD (para descriptação) para o seu HD inclusive pode-se escolher no Collection Management se quer ripar com as estruturas sem alteração dos mesmo ou criar .ISO(s), além dele ripar já com informações (inclusive consegue pegar em português vários filmes). O único problema atualmente (versões atuais) deste aplicativo é que para poder usufluir dele você terá que fazer uma doação para o site do mymovies, se não doar e conseguir um tanto de pontos, você não pode usar ele. Outra forma é você usar uma versão mais antiga do mymovies que tem este plugin e não precisa de doação!
Aqui como eu não uso mymovies para nada além deste plugin de rip, uma versão mais antiga me caiu muito bem!
fwtaylor escreveu:
Então...
Eu acabo de pegar com um amigo, a coleção inteira do FRIENDS... são 40 DVDs no total... e vou colocá-la em meu HTPC. A questão é, em qual formato?
Se eu copiar as .ISO (DVD drecrypter..por exemplo) não poderei colocar todos os capítulos dentro de uma temporada (como no exemplo do DOMINA com o ANIME).
Minha intenção é: Entrar na Biblioteca de SÉRIES, selecionar FRIENDS.... (Uma vez dentro... quero que mostre os atores e uma sinopse da Série), e dentro dela, escolher a temporada e depois o capítulo. E para cada capítulo quero ter uma imagem + sinopse....
A minha idéia inicial era os MKV.... agora estou tentando capitar a idéia dos WTV e fazer por ele.
DOMINA, alguma sugestão?
Como disse mais acima o problema dos .wtv é converter para ele, porque pelo tanto que perambulei a intenet eu achei muitos programas que consegue converter de wtv para outro formato como voce cito (o problema) é que nem está conversão é feita de forma certa (nem mesmo o Windows Movie Maker que é da M$) faz está conversão 100% por que no de todos os programas que converter de wtv para qualquer formato eles não reconhecem legenda e todos os fluxos de audios, convertendo somente sem legenda e com a primeira trilha de audio!
Como eu gravo seriados e alguns documetários da tv pelo Windows Media Center tenho arquivos .wtv, porém o problema é converter eles sem perde o audio original, que geralmente é a segunda trilha na tv, além de remover comerciais e outras coisas!
Quando era o Vista Media Center eu já tinha tudo pronto com os arquivos dvr-ms, bastava gravar que automaticamente (com life extender) indentificava e removia os comerciais dos programas gravados. (Creio que uma solução assim, vai demorar um tempo para aparecer)
Para o seu caso com os DVDs se tiver tempo sugiro converter mesmo para MKV, pois na atual situação não se tem ferramenta disponível ainda para conversão decente para este container! Por isso que postei que (quero converter para .wtv) na minha organização em umas postagens atrás, porque ainda não achei a forma de conversão perfeita ao meu ver.
Sobre o que você quer que apareça séries, foto para cada episódio, etc... só seguir o tutorial do Media Browser, lá mostro como se faz, pretendo se tiver com tempo no fim de semana atualizar algumas coisas naquele tutorial!
Se tiver dúvidas sobre este procedimento depois de ler o tutorial, só postar sua dúvida lá!
Data de registro: Sex Out 30, 2009 10:11 am Mensagens: 109 Localização: Campo Mourão - PR
Valeu Domina, Esclareceu muita coisa, muito ogrigado
_________________ www.htpc.com.br - Seu Portal de Informação Sobre Media Centers
Qui Mar 11, 2010 10:35 am
fwtaylor
Domina,
Ok! Entendido!
Agora só pra confirmar o meu aprendizado... passando todos eles para mkv, para assistí-los, não terei mais a aceleração por hardware (DXVA) e para isso eu teria que ter os codescs instalados FFDSHOW pois quem faria o trabalho seria o processador (ATHLON II X4)... e teria que ter o media control também...
To pensando em copiar os DVD inteiros .VOB.... (DVD Decryper é o melhor para isso???) e deixá-los guardados e depois vejo se o melhor e caminhar pelo MKV ou esperar evoluções do .WTV.
OBS: Caso eu comece a pensar em MKV, qual a melhor ferramenta (na sua opnião) e algum tutorial que posso seguir para a criação dester arquivos. Lembrando que vou partir do DVD.
Obrigado
Qui Mar 11, 2010 11:28 am
Domina
Moderador
Sobre você ripar em DVD (.VOB) é bom já que você mantem o original, embora para assistir no WMC vai ter que deixar em uma organização semelhante a filmes ou seja entra no titulo selecionado e cai na tela de detalhes com uma sinopse geral, pois não vai ser possivel ver os capitulos individualmente pelo media browser e somente detro do dvd que você vai te-lôs.
Quanto a rip de DVD para HD eu sugiro o AnyDVD-HD ou IMG Burn (que é uma versão completa do DVD Decrypter com suporte não só a DVD mais a CD também).
O único problema do MKV é este de não ter suporte da M$ para reconhecer todos os fluxos dentro do WMC sem um media control
Já ao DXVA nas versões novas do codec ele aceita DXVA porém somente sem legendas, se tiver usando legendas ai você perde o DXVA!
Sobre a ferramenta para conversão as melhores na minha opinião são GordianKnot com Virtual Dub Mod "mod é uma versão rackeada com mais funções" (para extrair o video, as faixas de audio do dvd, além de fazer a conversão também e poder adicionar tag e capitulos no mkv), MKV Merge/ MKV Toolnix (Para editar os MKV), SubRip (para extrair a legenda do dvd), Aegis Sub (Se caso for criar legendas, ou mesmo editá-las)
Todos os programas necessitam que você tenham os codecs dos formatos, instalados e disponível no sistema no seu computador para fazer o encode!
Sobre tutorial para isto não me lembro agora de um especifico, mas se você digitar no google "dvd to mkv" e o nome da ferramenta vai achar alguns tutoriais bons, ou mesmo "conversão de dvd para mkv" para PT-BR!
Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]